Admin Ajax 1

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) de Paço do Lumiar deve entrar em funcionamento na próxima segunda-feira (15) para atender a população que há tempos aguardava pela unidade.

Apontada como uma das maiores conquistas da atual gestão de Paço do Lumiar, o processo de abertura da UPA só foi possível graças ao diálogo entre Governo do Estado e município. Isso porque a prefeita em exercício, Paula Azevedo (PCdoB), colocou como uma das prioridades de seu mandato a retomada do plano de implantação da UPA na cidade.

Mantendo bom relacionamento com o governador Flávio Dino (PCdoB), Paula Azevedo reforçou ao chefe do Estado a necessidade de fortalecer e ampliar o sistema municipal de saúde e, dessa forma, oferecer maior assistência médica ao luminenses, sem que esses precisem se deslocar em massa para a capital, por exemplo, em busca de atendimentos de saúde, o que inevitavelmente contribui para superlotação de hospitais de São Luís.

Flávio Dino desde o início das conversas mostrou-se favorável à abertura da UPA em Paço do Lumiar e deu prosseguimento ao diálogo com a gestora, analisando e pontuando o que seria necessário para viabilizar o projeto.

Assim que a abertura foi autorizada, o Governo do Estado custeou todas as obras de reforma para adequar o prédio para o funcionamento. O município, por outro lado, fiscalizou a execução do serviço. Agora, o prédio está totalmente restaurado, apto para ser usado em benefício dos luminenses. A unidade, inclusive, já recebeu equipamentos e insumos essenciais para os atendimentos.

Para a prefeita Paula Azevedo essa é, sem dúvida, uma grande e merecida conquista para toda a população de Paço do Lumiar.

“A abertura da UPA é um sonho antigo do povo. O prédio, infelizmente, estava fechado e se deteriorando, sendo que poderia estar servindo à população. Com muito empenho e perseverança realizamos esse sonho do povo. Para a administração municipal, é uma conquista enorme, principalmente porque estamos há poucos meses no governo e já conseguimos atender essa tão importante demanda popular”, enfatizou.

Paula também aproveitou a oportunidade para agradecer a parceria com o Governo do Maranhão.

“Quero salientar que a abertura da UPA só foi viabilizada porque nos dedicamos nos diálogos com o governador Flávio Dino, que desde o princípio ouviu nossa solicitação e mostrou-se extremamente comprometido em ajudar o nosso município. Agradeço, também, a toda equipe de trabalho do Governo do Estado que prestou os serviços com muita responsabilidade e em tempo hábil para nos entregar a UPA em perfeito estado”, destacou a prefeita.

A SABER

As UPA’s integram a Política Nacional de Urgência e Emergência, lançada pelo Ministério da Saúde em 2003. Elas funcionam em regime de 24h, todos os dias da semana para atender a maior parte das urgências e emergências. Assim que o paciente é recebido na UPA, passa por uma avaliação médica que permite dizer se é necessário seu encaminhamento a um hospital ou apenas mantê-lo em observação na unidade. Essa reestruturação dos atendimentos reduz significativamente as filas de prontos-socorros dos hospitais. Em média, 97% dos casos são solucionados na própria UPA.