Img0 600x400

Nesta quarta-feira, 9 de dezembro, a Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (SEMAPA), em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDES), promoveu uma reunião de alinhamento para início da comercialização do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) em Paço do Lumiar.

Na ocasião, estiveram presentes a Prefeita de Paço do Lumiar, Paula Azevedo, o Secretário Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Raimundo João, a Secretária Adjunta da Pasta, Júlia Assunção, a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Maria Helena Veiga, a Senhora Ana Cleide, representando a Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e a Coordenadora Municipal do PAA da Secretaria de Agricultura, Danúbia Dadalto.

Até o momento, são 100 agricultores cadastrados no Programa que terão seus produtos distribuídos através da SEMDES. Uma parceria que vem somar para as famílias mais necessitadas, como ressalta a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Maria Helena Veiga.

“Esta parceria é de fundamental importância, principalmente em tempos de pandemia, em que a fome se faz ainda mais presente no dia a dia. Os alimentos serão disponibilizados aos nossos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), que têm 519 famílias cadastradas. Além disso, o CREAS, Centros de Convivência e Associações cadastradas no Conselho Municipal de Assistência Social também receberão as hortaliças. Ficamos muito felizes, pois toda política pública deve ser trabalhada em conjunto”, destacou a Secretária.

Danúbia Dadalto aproveitou a oportunidade para explicar como irá funcionar o programa.

“O PAA é uma política pública que atua através de um termo de adesão entre a prefeitura e o Governo do Estado a cada ano, de acordo com a demanda de cada município, que recebe o recurso e a coordenação executa o programa. É mais uma forma de gerar renda para o agricultor e contribuir para a segurança alimentar, fornecendo alimentos para a rede sócio assistencial”, enfatizou a Coordenadora.

Vale destacar que para participar do PAA o agricultor familiar deve possuir o DAP (Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Agricultura Familiar – PRONAF), que é o documento que qualifica a família como da agricultura familiar, e ter produção própria de alimentos.